Por que é difícil ouvir os sons da TV e do telefone?

Muitos usuários de aparelhos auditivos reclamam da dificuldade em ouvir e entender os sons da televisão e do telefone.

 

No caso do telefone, podemos ter uma ligação ruim, no qual o som chega baixo ou com interferências, mas principalmente, esse som chega sem a ajuda visual – leitura dos lábios – e dependendo do grau da perda auditiva, e também do quanto a habilidade do processamento auditivo está comprometida para compreender os sons que recebemos e enviamos para o sistema auditivo central processar e efetivamente compreender, a dificuldade aumenta.

 

Já em relação a entender os sons da televisão, temos várias questões:

 

A primeira seria o fato da televisão estar normalmente instalada virada para a parede e com a saída de som localizada na parte de trás. Isso deixaria o som um pouco mais baixo ou abafado ou distorcido, o que somente as pessoas com perda auditiva perceberiam.

 

Outra questão envolveria os falantes da programação assistida, ou seja, o timbre de voz, a maneira como articulam e pronunciam as palavras, os sons de fundo ou até a presença de uma trilha sonora que competiria com a fala do narrador. A qualidade do áudio em reportagens externas, por exemplo. Programações com dublagem e sem legenda. Conversas de vários falantes na programação da televisão ou no ambiente de casa, no qual outros sons como cachorro latindo, outras pessoas conversando próximo, ventiladores ligados ou qualquer som que estaria competindo com o som vindo da televisão atrapalhariam o processamento da informação desejada.

 

Mas, as empresas que fabricam os aparelhos auditivos, muito atentas a essas questões, aprimoraram a tecnologia e através dela podemos utilizar da conectividade (transmissão de áudio sem fio) com ou sem acessórios de intermediação para ajudar nesses momentos tão corriqueiros na vida cotidiana de qualquer pessoa.

 

Podemos utilizar um acessório ou somente o celular da pessoa(*) para realizar uma transmissão direta das ligações telefônicas, através do qual os aparelhos auditivos passam para a função de fones de ouvido (sem fio) e recebem e enviam qualquer áudio, e o som do celular como, ligações telefônicas, músicas do Youtube, o áudio do WhatsApp, o som do despertador, etc, e com isso ouvem com mais clareza aumentando a compreensão de fala já que os ruídos externos ficam minimizados.

 

E para utilizar a televisão usando seus aparelhos auditivos como se fossem fones de ouvido conseguimos utilizar um acessório – um Streamer  – que mandará o som diretamente aos aparelhos auditivos o que facilitará o entendimento da informação vinda da programação da televisão com redução dos ruídos competitivos provenientes do ambiente. Tudo isso sem remover o áudio da televisão, assim outras pessoas poderão assistir a mesma programação no volume adequado a elas ou poderão também deixar o som da televisão bem baixinho, quase mudo caso somente a pessoa usuária dos aparelhos auditivos esteja assistindo a TV.

 

Conheça todos os acessórios sem fio da Interton nesse link: https://www.inovaaudicao.com.br/acessorios-aparelho-auditivo-zona-leste/

 

(*)nos dipositivos IOS  e androids específicos (possuímos uma tabela de compatibilidade)

 

Referência

Pesquisa: Fonoaudióloga Dra. Kátia Carvalho, CRFa SP 2-8986