Quanto tempo demora a adaptação com os aparelhos auditivos?

Essa é uma preocupação constante daquelas pessoas que receberam a indicação de uso de aparelhos auditivos. E podemos dizer que a adaptação não é instantânea e a duração dependerá de cada pessoa e de quanto tempo essa pessoa levou para efetivamente começar a usar os aparelhos auditivos.

 

Outro fator importante é a expectativa dessa pessoa com relação aos benefícios dos aparelhos auditivos. Ou seja, normalmente cria-se uma ideia de que ao usar as próteses auditivas seus problemas de comunicação sumirão imediatamente, porém sabemos que existe uma série de fatores que podem atrapalhar um pouco esse processo, como a idade da pessoa, o tempo que levou para adquirir o aparelho auditivo após sua indicação, o grau da sua perda auditiva e, também o quanto seu cérebro aproveita daquele som que é captado e levado para o cérebro processar e compreender.

 

O cérebro necessita de tempo e estímulos para reaprender a ouvir e entender os diferentes sons que antes do uso dos aparelhos não chegavam devido sua perda auditiva ou chegavam muito baixos.

 

Lembrando que o objetivo principal no uso das próteses auditivas é a compreensão da fala durante o processo de comunicação. Um estudo realizado na Universidade de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – em 2006 é claro em dizer que segundo Almeida (2003) o uso dos aparelhos auditivos pode melhorar o reconhecimento da fala ao longo do tempo após um período de uso desses aparelhos de 6 a 12 semanas.

 

Inclusive, dá-se o nome de aclimatização para esse período entre o início do uso e adaptação das próteses auditivas e a melhora progressiva das habilidades auditivas e de reconhecimento de fala decorrentes das novas pistas de fala que os aparelhos auditivos permitem chegar ao cérebro da pessoa.

 

Dessa forma, o uso das próteses auditivas restabelecem os estímulos auditivos a partir da amplificação dos sons em geral, permitindo que as vias auditivas se reorganizem e ao logo prazo melhorem o reconhecimento e compreensão dos sons de fala.

 

Podemos concluir então que, o processo de aclimatização, ou seja, a melhora da compreensão dos sons da fala pode levar até 3 meses (12 semanas) e que a adaptação das próteses auditivas depende de cada usuário devido a fatores acima mencionados.

 

Referências:

 

  1. Santos, S. N.; Petry, T.; Costa, M. J. – Efeito da Aclimatização no reconhecimento de fala: avaliação sem as próteses auditivas. Artigos Originais de Pesquisa • Pró-Fono R. Atual. Cient. 22 (4) • Dez 2010

 

  1. Prates, L. P. C. S.; Iório, M. C. M. – Aclimatização: estudo do reconhecimento de fala em usuários de próteses auditivas. Trabalho realizado na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – publicado em Junho, 2006. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3414

 

  1. Pesquisa: Fonoaudióloga Dra. Kátia Carvalho, CRFa SP 2-8986