O tratamento contra o câncer e saúde auditiva.

O tratamento contra o câncer e saúde auditiva possuem uma forte relação, pois, como vimos, os tratamentos para combater a doença possuem efeitos colaterais.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025 são estimados o aparecimento de 704 mil novos casos dessa doença no Brasil.
No entanto, a tecnologia e a ciência vem conquistando grandes avanços nessa área, onde cirurgias, radioterapia e quimioterapia trazem excelentes resultados na medida em que as pesquisas e os avanços no desenvolvimento dos medicamentos ocorrem.
A relação existente, como já mencionado, diz respeito aos efeitos colaterais que o paciente sofre a partir dos tratamentos, quando a perda auditiva pode ocorrer.
Os impactos da quimioterapia e radioterapia na saúde auditiva
A quimioterapia é um tratamento comum no combate ao câncer, onde são utilizados alguns medicamentos, como cisplatina e carboplatina.
Esses medicamentos podem danificar as células ciliadas no ouvido interno, podendo ocorrer de forma progressiva e afetando ambos os ouvidos.
A perda ocorre de forma diferenciada, a partir de variáveis como:
tipo e duração do tratamento,
dose do medicamento aplicado,
idade do paciente,
histórico médico da pessoa.
A radioterapia, por sua vez, também confirma a relação entre o tratamento contra o câncer e saúde auditiva, especialmente quando a radiação é aplicada na região da cabeça e do pescoço.
Esse tratamento pode danificar as células ciliadas na cóclea ou ainda danificar o nervo auditivo.
Esse tipo de perda pode ser temporário, permanente, unilateral ou bilateral, dependendo da dose recebida e da área tratada.

Inova Audição
www.inovaaudicao.com.br
(11) 96739-0027 WhatsApp