Por que usar os aparelhos auditivos mesmo em casa?

Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos dotados de alto grau tecnológico que tem como função principal aumentar os sons do ambiente e de fala para aquelas pessoas que possuem uma perda auditiva.

 

Através dessa estimulação auditiva no cérebro, o uso frequente dos aparelhos auditivos ajuda a manter o cérebro ativo, atrasa o declínio cognitivo nos idosos e melhora o desempenho das funções cerebrais. Isso foi comprovado num estudo realizado na Universidade de Melbourne com 99 idosos, com idades entre 60 e 84 anos e sem comprometimento cognitivo prévio. Constataram após 18 meses de uso dos aparelhos auditivos que 93% dos participantes melhoraram suas funções cognitivas (memória, atenção, linguagem e percepção) enquanto 97,3% dos participantes mostraram estabilidade ou melhora significativa das funções executivas (capacidade mental de planejar, organizar informações e iniciar tarefas).

 

Dessa forma, quanto mais tempo usar os aparelhos auditivos, mais estímulos sonoros serão mandados para o cérebro. E pesquisas comprovam que aquelas pessoas que usam os aparelhos auditivos apresentam uma saúde física e mental melhor quando comparadas àquelas que não usam seus aparelhos auditivos.

 

Além disso, ao usar os aparelhos auditivos em casa, por exemplo, ajudará na compreensão dos programas de TV, ou será mais prazeroso escutar música ou ainda aproximará os entes queridos, pois a conversação será facilitada com a ajuda dos aparelhos auditivos. E tudo isso com uma exaustão menor porque não será necessário tanto esforço cognitivo para entender as informações de fala.

 

Podemos dizer também que aquelas pessoas que usam seus aparelhos auditivos em casa, que é um local normalmente mais silencioso que os ambientes externos, quando encontra-se em ambientes desafiadores com muito ruído de fundo ou vários falantes, conseguem ter um melhor desempenho na compreensão de fala pois já estão acostumados e adaptados nos ambientes mais tranquilos.

 

Conclui-se então que o uso dos aparelhos auditivos deve ser feito o maior número de horas no dia, o que inclui os momentos em que a pessoa se encontra em casa.

 

Referências Bibliográficas:

 

  1. Gomes, M. Efeito do uso de aparelhos auditivos para as funções cerebrais nos idoso.
  2. https://www.eauriz.com.br/efeito-do-uso-de-aparelhos-auditivos-para-as-funcoes-cerebrais-nos-idosos/
  3. https://www.hear-it.org/pt/vantagens-do-uso-de-aparelho-auditivo/
  4. Pesquisa: Fonoaudióloga Dra. Kátia Carvalho, CRFa SP 2-8986