JÁ PAROU PARA PENSAR QUE O TERMO SURDO-MUDO É TOTALMENTE INCORRETO?

Infelizmente ainda hoje as pessoas utilizam o termo surdo-mudo para designar àquelas pessoas que não ouvem. Porém, isso é inadequado, já que o sistema auditivo não tem relação com o sistema fonador que inclui as pregas vocais. E dessa forma, na grande maioria das vezes, as pessoas que não ouvem podem falar normalmente pois não há nenhum problema no sistema fonador.

 

O que ocorre é que se a pessoa nasceu ou adquiriu a perda auditiva nos primeiros anos de vida – antes do período de desenvolvimento da linguagem, a sua fala pode ser afetada, já que a fala está intimamente relacionada a capacidade de ouvir.

 

Vamos entender então as nomenclaturas corretas.

 

É considerado surdo aquela pessoa que possui ausência de audição ou ainda a comunidade surda utiliza-se o termo surdo para aquela pessoa que apresenta perda auditiva, faz parte da Comunidade Surda e utiliza-se da Língua de sinais como sua língua-mãe. (1)

 

O deficiente auditivo é aquela pessoa que possui uma perda auditiva parcial ou quase total da audição. Muitos preferem o termo pessoas com deficiência auditiva ao invés de deficiente auditivo. Essa pessoa possui um resíduo auditivo que pode ser utilizado, em muitos casos, com o uso de aparelhos auditivos de amplificação sonora ou implante coclear para ouvir os sons que não são capazes por conta da perda auditiva. E dessa forma, desenvolver a linguagem / fala.

 

Assim, quanto antes for diagnosticada essa deficiência auditiva e tratada, mais facilmente ocorrerá o desenvolvimento da fala.

 

Referências Bibliográfica

 

Lobato, Lak. Terminologias atuais para falar sobre deficiência. Publicado em dezembro de 2015. Atualizado em setembro de 2019: https://desculpenaoouvi.com.br/terminologias-atuais-para-falar-sobre-deficiencia/

 

Pesquisa: Fonoaudióloga Dra. Kátia Carvalho, CRFa SP 2-8986