Se eu usar aparelhos auditivos, terei ouvidos preguiçosos?

Entre todas as perguntas que os novos usuários nos fazem, uma das mais repetidas é se o ouvido ficará preguiçoso ao usar aparelhos auditivos. É lógico que os usuários de primeira viagem tenham essa dúvida, pois é um mito que costuma circular entre as pessoas que nunca usaram aparelho auditivo. A resposta retumbante é não. É um falso mito sem qualquer base real, vamos explicar o porquê.

 

A origem errônea desse falso mito

Normalmente, acredita-se nesse falso mito porque todos sabemos que o ouvido não deve ser exposto a volumes muito altos. A última é verdade, mas tem uma nuance importante: não funciona da mesma forma em ouvidos saudáveis ​​como em ouvidos com perda auditiva. No caso de ouvidos saudáveis, o que os volumes altos fazem é superestimular nossas células auditivas. Ou seja, o ouvido saudável começa a ouvir em volume baixo e tudo o que está muito mais alto em termos de volume é um excesso de estimulação que desgasta as células que estão dentro dele. Por outro lado, no caso de uma pessoa com perda auditiva, essa estimulação começa muito mais tarde, o que significa que são necessários volumes muito maiores para que as células sejam superestimuladas como em um ouvido saudável. Como o nível que eles precisam ser estimulados é diferente, o nível que eles precisam ser superestimulados também é diferente.

 

As consequências da perda auditiva

Além de ajudá-lo a ouvir, outro dos principais objetivos dos aparelhos auditivos é estimular suas células auditivas corretamente e na medida certa. Devemos ter em mente que tudo o que soa abaixo do nível de sua perda não é capaz de gerar nenhum estímulo. Portanto, seu sistema auditivo fica inativo por mais tempo que o normal, pois boa parte dos sons do dia a dia não o fazem reagir. Esta inatividade leva a uma degradação do funcionamento da sua audição. Poderíamos dizer que se atrofia. Além disso, se essa perda auditiva for mantida ao longo do tempo sem a aplicação de qualquer tipo de solução, não apenas o ouvido em si será degradado, mas também as áreas do cérebro que ajudam a entender a fala. Ao não receber todas as informações de que necessita, seu desempenho piora, tornando este um problema ainda mais difícil de resolver.

 

Seus ouvidos precisam de exercício

Tudo o que discutimos acima leva a uma conclusão clara: se você precisa de aparelhos auditivos, quanto mais demorar para usá-los, mais difícil será corrigir sua perda. Muitas pessoas pensam que, enquanto puderem sobreviver, ficarão sem aparelhos auditivos. Sem dúvida, é um grande erro, pois sua audição precisa se exercitar para se manter o mais saudável possível. É como quando uma pessoa deixa de praticar esportes e leva uma vida sedentária. Sua boa forma está piorando e chega um momento em que isso o afeta no dia-a-dia. Nesse momento, ele decide voltar a praticar esportes, mas o que antes era fácil para ele agora é um esforço extenuante. Quanto mais tempo você não for à academia, mais difícil será voltar à forma. Em última análise, seus ouvidos também precisam ir à academia regularmente.

 

Referência: https://claso.net/en/blog/if-i-wear-hearing-aids-will-i-have-the-lazy-ear/hearing