BEETHOVEN

Buscar conhecer quem foi Beethoven é fazer uma descoberta. Para muitos, sua vida foi mais que a biografia de um compositor. Sua história é repleta de não poucas perdas dolorosas. Mas entre as tragédias em sua vida e a surdez, triunfou o amor à música.

Quem foi?

Ludwig van Beethoven foi um pianista, regente e compositor alemão. Apesar da formação em filosofia, destacou-se como um gênio da música. Desde cedo, ele foi educado para ser um novo Mozart.

Ao longo de sua vida, produziu mais de 200 obras entre sonatas, sinfonias, concertos e quartetos para cordas. A única ópera que produziu chama-se Fidélio.

Aos 26 anos de idade, Beethoven já apresentava problemas no sentido mais caro a um compositor: a audição. Aos 48, ele estava completamente surdo.

Biografia de Ludwig van Beethoven

A história de Ludwig van Beethoven começa em 17 de dezembro de 1770 em Bonn, Alemanha. Neste dia ele foi batizado, mas presume-se que ele tenha nascido no dia 16 de dezembro, porque era costume batizar no dia seguinte ao do nascimento.

Sua mãe, Maria Magdalena Keverich, era viúva de outro casamento e havia perdido seu primeiro filho ainda bebê. Depois, formou uma família com Johann van Beethoven.

Mais uma vez, seu primogênito morreu ainda bebê. O segundo filho foi Beethoven, que recebeu o mesmo nome de seu falecido irmão mais velho: Ludwig.

O terceiro e o quarto filhos sobreviveram, mas o quinto e o sexto não. Maria foi a sétima filha, irmã adorada de Beethoven. Morreu com um ano e meio de idade. Antes que morresse, porém, eles já haviam perdido a mãe, vítima da tuberculose.

Lodewijk van Beethoven, seu avô, foi pianista e regente. Ocupava um cargo prestigiado na época: maestro da capela do Príncipe-Bispo Clemente Augusto de Wittelsbach, na cidade de Colônia.

Seu pai também era músico e o fez estudar desde cedo. O primeiro instrumento que estudou foi a viola, um violino um pouquinho maior. Depois, já com 5 anos, dedicou-se também ao cravo.

Como Beethoven ficou surdo?

Aos vinte e seis anos de idade, ele começou a perceber os sintomas da surdez. Ele padeceu de uma doença degenerativa chamada otosclerose. Outros pesquisadores suspeitam, no entanto, que a surdez foi consequência de um episódio de febre tifoide.

Para um compositor e músico já reconhecido, o único sentido que não poderia falhar era a audição. Por muito tempo ele guardou para si este problema.

A história de Beethoven revela um homem que fugia das reuniões das classes artísticas e evitava contato com as pessoas, para que não percebessem o problema real pelo qual estava passando.

Em 1801, Beethoven relatou ao seu médico que estava há alguns anos perdendo a audição. Durante seus últimos 10 anos de vida, já estava completamente surdo. Aos 48 anos, já estava surdo para os sons do mundo, mas sofria ouvindo barulhos constantes, um zumbido permanente.

Entretanto, não parou de produzir. Ele havia desenvolvido a capacidade de memorizar o som das notas. Por isso, não precisava mais escutá-las. Justamente no ápice de sua surdez, ele alcançou sua produção mais brilhante.