Dica de série: Filmes que retratam a surdez

Dica de série: Filmes que retratam a surdez

 

No Ritmo do Coração

No Ritmo do Coração conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local.

 

A Família Bélier

 

A Família Bélier é um dos filmes sobre surdez que abordam a temática de forma leve e descontraída.

Aqui, acompanhamos a história de Paula, uma adolescente que é a única ouvinte em uma família na qual todos possuem deficiência auditiva.

Isso inclui sua mãe, seu pai e seu irmão. A produção é de 2014.

 

Sem Fôlego

 

Sem Fôlego é um filme construído praticamente sem falas.

Lançado em 2017, ele acompanha, simultaneamente, a história de duas crianças em épocas distintas.

Ambas possuem problemas auditivos: Rose porque nasceu surda, e Bem porque sofreu um acidente.

 

E seu nome é Jonas (EUA/1979)

 

Por um erro de diagnóstico, Jonas, um garoto surdo, é internado – ainda pequenino – em uma instituição para crianças com deficiência intelectual. Sua família ouvinte, ao descobrir o engano, retira-o do internato e o traz de volta à casa, matriculando-o em uma escola (oralista) para surdos. A dificuldade de comunicação, a falta de uma língua, os olhares estereotipados e o pouco conhecimento sobre a surdez começam a colocar novos desafios para o garoto e seus pais, que passam a enfrentar uma série de percalços. Um dia, sua mãe encontra um casal de surdos (um deles, Paul, é protagonizado por Bernard Bragg) e, por meio desse casal, visita um clube de surdos local. Dessa visita, um novo mundo se abre para Jonas e seus familiares. O filme, bastante assistido por pessoas interessadas pelas línguas de sinais e culturas surdas, está disponibilizado na Internet com legendas em Português.