A Turma da Mônica lança a sua primeira personagem surda: Sueli

A Turma da Mônica lança, durante a 24ª Surdolimpíadas de Verão, a sua primeira personagem surda: Sueli, uma garota de 9 anos, fã de esportes. Para criar a menina, os estúdios da Mauricio de Sousa Produções contaram com a colaboração da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), unidade mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC-SP.

A estreia da personagem aconteceu em postagens nas redes sociais realizadas pelo Instituto Mauricio de Sousa e a 24ª Surdolimpíadas de Verão, no dia 1º maio. Essa é a primeira vez que o evento acontece no Brasil e vai reunir atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas, entre os dias 1º e 15/5, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Segundo os estúdios da Mauricio de Sousa Produções, a ideia de criação da Sueli nasceu de uma vontade antiga do desenhista e ganhou forma com a realização do evento olímpico. “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica.

A parceria teve início em 2018, quando a Derdic foi procurada pela equipe do desenhista. Participaram do projeto a superintendente, profa. Beatriz Novaes, a diretora escolar da unidade, profa Fernanda Cortez, a orientadora educacional, profa. Lara Demarco, a profa. de português e interprete de Libras, Nathalia Gonçalves, além dos professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras)  Karina Vaneska e Tiago Codogno Bezerra.

Com a chegada de Sueli, nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica marca a representatividade da Comunidade Surda. Lembrando, que já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista.

Derdic é uma instituição sem fins lucrativos, que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. O trabalho institucional prioriza famílias economicamente desfavorecidas e beneficia pessoas de todas as faixas etárias.

https://j.pucsp.br/noticia/turma-da-monica-lanca-personagem-surda-com-apoio-da-derdic