20 ANOS DE LIBRAS: CONHEÇA ALGUMAS CURIOSIDADES

Conheça algumas curiosidades de Libras, a Língua Brasileira de Sinais que está completando 20 anos. A Lei 10.436, sancionada em 2002, é um marco histórico nas lutas da Comunidade Surda por direitos, valorização e conquista de espaços sociais.

1. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida oficialmente como uma língua brasileira desde 2002 pela Lei nº 10.436.

Isso quer dizer que Libras é uma língua completa, que possui estrutura gramatical própria e não é uma simples adaptação das línguas orais.

2. Assim como a maioria das línguas de sinais ocidentais, a Libras tem origem na Lingua de Sinais Francesa (LSF).

A LSF foi trazida para o Brasil em 1855 pelo professor Hernest Huet, que era surdo. Em 1857, Huet fundou a primeira escola para deficientes auditivos do país, o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro, hoje Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines).

 

3. A organização das informações em Libras é diferente do português.

Em libras não existem tempos verbais ou artigos, por exemplo.

 

4. As expressões faciais e corporais também são tão importantes quanto os sinais.

Existem casos em que os sinais podem ter o mesmo gesto com as mãos, mas se forem feitos com uma expressão diferente, mudam todo o sentido de uma frase.

 

5. Em Libras é comum que uma pessoa ganhe um nome – o seu sinal – inspirado em seus traços físicos, trejeitos e aspectos da personalidade.

Esse é um sinal que substitui a necessidade de se fazer vários, um para cada letra do nome da pessoa em língua portuguesa.

 

Referência:

https://buzzfeed.com.br/post/21-coisas-legais-sobre-libras-que-voce-provavelmente-nao-sabia