9 curiosidades sobre cera de ouvido

Falar sobre cera de ouvido pode não ser uma boa conversa para o jantar, mas essa secreção corporal que também atende pelo nome de cerúmen é vital para a saúde auditiva. A cera existe para proteger sua audição, e saber como ela funciona pode ajudar a prevenir a perda auditiva.

 

Cera de ouvido não é realmente cera

A cera é criada na parte externa da orelha, não mais profundamente, e é composta de células da pele, óleos e outras partículas. Ele se move para sair da orelha enquanto as pessoas mastigam, movem suas mandíbulas e à medida que uma nova pele cresce.

 

Cera de ouvido protege você

A cera é pegajosa, por isso impede que coisas como sujeira e bactérias nocivas cheguem ao ouvido interno. Você estaria em um risco muito maior de problemas como infecções devido a substâncias estranhas que entram no canal auditivo sem ele.

 

Existem dois tipos de cera

Dependendo de sua ascendência, as pessoas têm cera de ouvido úmida ou seca. Pessoas de ascendência nativa americana, asiática ou das ilhas do Pacífico tendem a ter cera de ouvido seca, enquanto pessoas de ascendência caucasiana ou africana tendem a ter cera de ouvido úmida. Dieta, idade e ambiente também exercem influências.

 

A cera é um hidratante

Como a pele em outras partes do corpo, a superfície do ouvido externo se descama. A cera impede que o ouvido externo fique com coceira e descamação, ajudando assim a prevenir irritações e infecções.

 

Cera repele insetos

Ninguém gosta da sensação de um inseto no ouvido, mas isso aconteceria com mais frequência se não fosse pela cera. Os insetos não gostam do cheiro de cerúmen, e aqueles que o fazem dentro do ouvido ficam presos na substância pegajosa antes que possam entrar no canal auditivo.

 

A cera geralmente se limpa sozinha

Atividades cotidianas, como mastigar e falar, geralmente forçam a cera do ouvido para fora do ouvido, onde ela se desprende por conta própria. É importante notar que a má higiene ou dieta pode interferir nesse processo, o que pode levar a infecções ou problemas como perda auditiva.

 

A cera do ouvido pode ser afetada

Quando as pessoas usam cotonetes para limpar os ouvidos, elas podem realmente empurrar a cera para dentro do canal auditivo, onde ela não pertence. Isso também pode acontecer devido ao uso de fones de ouvido ou limpeza dos ouvidos com outros itens. A impactação de cera pode levar a infecções, zumbidos nos ouvidos e, nos piores casos, perda auditiva.

 

Vela não é a resposta

Algumas empresas vendem velas que se encaixam no ouvido, alegando que a queima dessas velas ajuda a retirar naturalmente a cera. Essas velas não são apenas ineficazes na remoção da cera, mas também podem levar a resultados perigosos, como queimaduras ou perfuração do tímpano.

 

Você pode limpar com segurança a cera excessiva

Cera de ouvido excessiva geralmente deixará o corpo se você deixar a água morna do chuveiro entrar em seus ouvidos. Para cera de ouvido excessiva, converse com um médico otorrino sobre como removê-la com segurança. As pessoas que usam aparelhos auditivos intra-articulares devem perguntar ao seu médico sobre como limpá-los adequadamente para evitar o acúmulo de cera.

 

Referência

https://www.helpingmehear.com/hearing-loss-articles/9-things-know-earwax/