Como o som chega ao cérebro?

O processo de fazer as vibrações chegarem às células sensoriais é longo, mas, quando estimuladas, essas células geram impulsos nervosos. Conforme isso acontece, o córtex cerebral entra em ação e recebe esses impulsos em seu centro. Assim, o som chega ao cérebro e você o reconhece, sabendo, portanto, identificar o barulho da chuva, de alguém chamando seu nome, bem como de uma música. E como é dividida a estrutura do ouvido?

➡ Ouvido externo: É aqui que o canal auditivo fica. Ele tem como função unir todas as ondas sonoras e encaminhá-las para o tímpano. Além disso, é onde se produz a cera com a função de manter o canal livre de microrganismos.

➡ Ouvido médio: Constituído pela membrana timpânica e um conjunto de ossículos – martelo, bigorna e estribo – ligados uns aos outros. Funciona como uma cavidade de ar atrás do tímpano. As ondas são transmitidas até atingirem esse conjunto de ossículos. Também é no ouvido médio que está a Trompa de Eustáquio, conhecida por manter a pressão ideal na região.

➡ Ouvido interno: Também conhecido como labirinto, é a parte mais importante do ouvido. Formado pelo nervo auditivo e pela cóclea, que é um pavilhão com formato de caracol e tem a função principal de entender e decifrar os sons. Portanto, é no ouvido interno que os sons são encaminhados para o cérebro, decodificados e interpretados.

Curtiu aprender um pouco mais sobre nossa audição? Clique no link a seguir e assista ao vídeo: https://www.inovaaudicao.com.br/sintomas-de-perda-auditiva/

Inova Audição
www.inovaaudicao.com.br
(11) 96739-0027 WhatsApp

#perdaauditiva #aparelhosauditivos #acessoriosausitivos #tratamentozumbido #audiometria #fonoaudiologia #exames #consultas #centroauditivo #inovaaudicao