Audiograma – A melhor ferramenta para entender sua audição

Um audiograma é uma representação gráfica da capacidade auditiva em termos de frequência e intensidade. O ouvido humano é capaz de ouvir sons tão suaves quanto o som produzido por uma folha em ambiente silencioso. A audição humana varia entre 20Hz a 20KHz. Testar toda a faixa de frequências não é praticamente possível. Todos nós nos comunicamos por meio da fala; se uma pessoa é incapaz de ouvir a fala incomoda mais do que se ela não estiver ciente dos sons ambientais.

 

Assim, qualquer fonoaudiólogo se concentra em avaliar a audição nas frequências da fala do que em outras frequências. A fala é um sinal complexo que consiste em frequência espalhada de 250Hz a 6KHz, dependendo do local de produção da fala e da forma de produção, a frequência varia para cada som na fala. Essa é a razão pela qual você vê um audiograma plotado entre 250Hz a 8KHz.

Diferentes Graus (Níveis) de Perda Auditiva

 

O limiar auditivo pode variar de pessoa para pessoa e de orelha a orelha mesmo em pessoas com sensibilidade auditiva dentro dos limites normais. Os níveis de perda auditiva são normalmente definidos da seguinte forma:

 

Perda auditiva leve: 15dBHL-25dBHL

 

Este nível de perda auditiva se aplica apenas a crianças. As crianças que apresentam perda auditiva nesta faixa são definidas como tendo uma perda auditiva “leve”. Essas crianças não precisarão de aparelhos auditivos, mas devem ser monitoradas com frequência para verificar se a perda auditiva não está progredindo e também o desempenho acadêmico na escola.

 

Perda auditiva leve: 25dBHL-40dBHL

 

Em crianças, uma perda auditiva “leve” não é um problema leve: uma perda auditiva leve pode causar grandes dificuldades de articulação, e também algumas habilidades de aquisição de linguagem. Pessoas com perda auditiva leve geralmente perdem ou se confundem com os sons consonantais mais suaves, como s, t, th e f. A audição torna-se ainda mais difícil na presença de ruído de fundo. Crianças com audição nessa faixa se beneficiam do uso de aparelhos auditivos com ganho leve. Deve-se verificar também verificar se há problemas de tolerância ao volume ao ajustar os aparelhos auditivos.

 

Perda auditiva moderada: 41dBHL-55dBHL

 

Esta é uma perda auditiva moderada. O programa de triagem auditiva neonatal foi desenvolvido para detectar perdas auditivas na faixa moderada (ou maior). Indivíduos com perda auditiva moderada precisarão de aparelhos auditivos para conversação e as crianças precisarão de intervenção com terapia verbal auditiva para obter habilidades de fala e linguagem adequadas à idade. A perda auditiva moderada também afeta o desempenho na escola se não for atendida.

 

Perda auditiva moderadamente severa: 56dBHL-70dBHL

 

Indivíduos com este nível de perda auditiva não podem ouvir nenhum dos sons da fala em níveis típicos de conversação sem aparelhos auditivos. As crianças precisarão de terapia auditiva e aparelhos auditivos para obter habilidades de fala e linguagem apropriadas à idade. Terapia fonoaudiológica intensiva e acompanhamento ajudarão a evitar que essas crianças se afastem da interação do grupo de pares.

 

Perda auditiva severa: 71dBHL -90dBHL

 

Os aparelhos auditivos começam a perder eficácia à medida que o grau de perda auditiva aumenta, devido à distorção do som (causada pelo sinal amplificado e pela falta de células ciliadas internas na cóclea). Aparelhos auditivos poderosos são benéficos para alguns indivíduos, enquanto outros usarão implantes cocleares para obter acesso ao som.

 

Aparelhos auditivos ou implantes cocleares, juntamente com terapia de reabilitação auditiva são necessários para desenvolver habilidades de fala e linguagem adequadas à idade das crianças.

 

Perda auditiva profunda: maior que 91dBHL

 

Os aparelhos auditivos geralmente não são eficazes para obter todos os sons da fala com esse nível de perda auditiva. Algumas crianças pequenas usam aparelhos auditivos para estimular o nervo auditivo até que um implante coclear seja obtido.

 

Os implantes cocleares são capazes de fornecer acesso a todos os sons da fala, de modo que muitas crianças que obtêm implantes e fazem terapia de reabilitação auditiva precoce são capazes de desenvolver habilidades de fala e linguagem adequadas à idade. Se um método de treinamento auditivo-oral não for selecionado, as crianças podem desenvolver a linguagem por meio do uso da língua de sinais.

 

Audiograma

 

Audiograma é um gráfico da capacidade auditiva de um indivíduo.

 

  • Em um Audiograma, a frequência, ou tom do som, é mencionada ao longo do eixo horizontal. Os sons mais graves (bumbo) estão no lado esquerdo do gráfico e os sons de frequência mais alta (estridente, chilrear dos pássaros) estão no lado direito do gráfico. Para fins de fala humana, as frequências importantes são de 250Hz a 8.000Hz. Para fins de referência, o C médio em um piano está em 250 Hz.

 

  • Volume ou a intensidade do som está ao longo do eixo vertical. O volume do som aumenta ao longo do gráfico. O som é medido em decibéis (dB), que não aumenta de forma linear. 50dBHL é muito, muito mais alto que 10dBHL.

 

  • A “banana da fala” é a área figurativa em um audiograma onde ocorrem os sons individuais da fala. A banana de fala sobreposta ao audiograma à direita é uma banana de fala em inglês: cada idioma tem seus próprios sons de fala e sua própria banana de fala. Sons de baixa frequência como “M” e “Z” estão à esquerda e sons de alta frequência como “F” e “S” estão à direita.

 

 

Referências

https://eartohear.org/audiogram-an-detailed-understanding/

https://pt.wikihow.com/Ler-um-Audiograma