Que parte do nosso cérebro controla a audição?

Os sons viajam através do ouvido e isso se torna a audição. Mas, você sabia que seus ouvidos ouvem e seu cérebro ouve? O cérebro faz todo o trabalho duro!

Muitas pessoas sabem que o som viaja pelo ouvido e se torna audição. O que eles não percebem é que os ouvidos ouvem, mas é o cérebro que escuta.

Que parte do cérebro controla a audição

Seu cérebro está conectado para dar sentido a todos os sons que viajam pelo seu ouvido. Isso permite que você entenda a fala, se comunique, aprecie a música e aprecie os sons da natureza. Seu cérebro está programado para ouvir e você está programado para se comunicar.

Talvez sua mãe ou seus professores também costumavam dizer: “Você olha, mas não vê. Você ouve, mas não ouve”. Acontece que eles estavam certos, muitas vezes ouvimos, mas lutamos para entender.

Como o cérebro controla a audição

Qual parte do cérebro lida com essa “fiação” que nos ajuda a ouvir e interpretar os sons que ouvimos? Abaixo está uma ótima ilustração que mostra exatamente como o cérebro ouve e como a audição funciona.

 

https://www.youtube.com/watch?v=D7QHPqllMpU&feature=emb_rel_end

 

Os sons viajam pelo canal auditivo, o tímpano vibra e isso coloca os ossos do ouvido médio em movimento. Pequenas células ciliadas na cóclea se movem dependendo se é um som de tom baixo, médio ou alto. Esses movimentos ativam os neurônios do nervo auditivo, também chamado de nervo auditivo. Em seguida, ele cruza para o outro lado do cérebro, onde a parte auditiva ou auditiva do cérebro o interpreta como fala, música ou sons. Essa área fica na lateral da cabeça, logo acima da orelha, e é chamada de córtex auditivo.

O cérebro pode interpretar diferentes tons ou frequências e pode preencher as partes que você pode ter perdido. O cérebro também tem a notável capacidade de mudar dependendo da estimulação que recebe. Com o tempo, acrescenta significado às informações recebidas e as utiliza de forma otimizada. Isso é chamado de neuroplasticidade do cérebro.

Quando você tem perda auditiva, as áreas auditivas no cérebro não são estimuladas de maneira ideal com som ou fala. Como resultado, suas habilidades de escuta não estão acostumadas a manter o foco. As áreas auditivas começam a se reorganizar e sintonizar outras tarefas para funcionar de maneira ideal. Em vez de usar as áreas auditivas para ouvir, o cérebro pode usá-las para se concentrar na visão ou no olfato.

Os aparelhos auditivos podem ajudar a estimular as áreas auditivas no cérebro para uma melhor audição. É por isso que é vital usar um aparelho auditivo ou outro dispositivo de amplificação assim que você descobrir sua perda auditiva. Você precisa continuar estimulando o cérebro com som para manter suas habilidades auditivas afiadas e sintonizadas para a audição. Ouvir é tudo sobre o cérebro.

Como um aparelho auditivo e uma amplificação podem reviver a audição

Após a adaptação de um aparelho auditivo, muitas pessoas ficam surpresas com todos os sons que podem ouvir de repente. Depois de receber um aparelho auditivo ou aparelho de amplificação, seu cérebro dá muita atenção aos novos sons que não conseguia ouvir antes. Essa estimulação do som é boa para o cérebro, pois ajuda a sintonizar o som novamente. Este tempo pode ser cansativo, pois o cérebro precisa de tempo para se acostumar com todos esses sons e adicionar significado a todas as novas informações. Você pode se sentir cansado no final do dia enquanto se adapta ao seu aparelho auditivo. A maioria das pessoas relata que fica mais fácil ouvir após algumas semanas de uso consistente de aparelhos auditivos e que se sentem menos cansadas. Isso significa que eles se adaptaram aos novos sons e melhoraram a audição.

Também é um bom sinal se você sentir falta do seu aparelho auditivo quando não o estiver usando. Isso ocorre porque a escuta começou a melhorar. O cérebro agora percebe quais informações manter e quais descartar. Informações importantes serão sons de fala, conversas, música e sons significativos. Informações que não são importantes, como ruído de fundo, serão menos perceptíveis ao longo do tempo.

O cérebro também ajuda a preencher as partes que faltam que você não consegue ouvir tão bem. Uma melhor audição ajuda o cérebro a fazer isso. Um aparelho auditivo devidamente ajustado enviará um sinal mais forte ou amplificado ao cérebro. Em seguida, adiciona significado ao sinal ao longo do tempo e suporta uma melhor audição. Uma combinação de aparelhos auditivos de boa qualidade e prática auditiva pode ajudar a reviver a audição e a audição.

“Sou todo ouvidos!”

Jogar de ouvido significa que você não tem um plano de jogo – você age espontaneamente e de acordo com a situação. Isso funciona bem se você é um músico e pode tocar uma bela peça de música de ouvido. Para ser um ouvinte ativo e ajudar seu cérebro com a audição, você precisa ter uma estratégia. Você precisa entender como a audição funciona e como ouvir atentamente as conversas e os sons.

 

Referência: https://lexiehearing.com/us/library/your-ears-hear-and-your-brain-listens/