Por que é preciso de acompanhamento fonoaudiológico no tratamento da perda auditiva?

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para realizar a indicação, seleção e adaptação das próteses auditivas que fazem parte do processo de tratamento da perda auditiva.

Considera-se uma perda auditiva quando há uma diminuição da audição abaixo do considerado normal. É um distúrbio que pode ter seu início em qualquer momento da vida e apresenta diversas causas.

Assim, após a averiguação da perda auditiva e da necessidade do uso de prótese auditiva realizada pelo médico otorrinolaringologista, a fonoaudióloga irá analisar não somente a perda auditiva diagnosticada, mas também outros fatores para a melhor escolha da prótese auditiva, como por exemplo, anatomia da orelha, condições médicas, estilo de vida, expectativa e necessidades pessoais.

Além disso, durante a adaptação das próteses auditivas, a fonoaudióloga acompanhará todo o processo, orientando, ajudando e encontrando maneiras e novos ajustes e possibilidades para uma adaptação mais rápida e apropriada a suas necessidades. Essas necessidades podem se modificar no decorrer dos anos por mudanças do dia a dia e, também por questões médicas e progressão do quadro da audição.

Todo o trabalho da fonoaudióloga visa melhorar a qualidade de vida do indivíduo portador dessa perda auditiva através de uma comunicação mais assertiva com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, proporcionando melhor compreensão de fala nas mais diversas situações do dia a dia.

Vale ressaltar, que o conhecimento do fonoaudiólogo também ajudará a escolher a melhor tecnologia dos aparelhos auditivos, a fim de se ter o melhor benefício e minimizar as dificuldades cognitivas nesse processo de inteligibilidade da fala.