Audição e Covid

O COVID-19 causa perda de audição? O Manchester Biomedical Centre do Reino Unido ganhou financiamento para ajudar a responder a essa questão de ponto crítico, realizando um estudo de pesquisa clínica e diagnóstica abrangente em pacientes COVID-19 pós-hospitalizados.

O professor Kevin Munro, diretor (pesquisa) do Centro de Audiologia e Surdez de Manchester (MacCAD), tornou-se o especialista de referência para a mídia do Reino Unido e internacional que atualmente busca qualquer ligação possível – mesmo relatos de caso único – entre COVID e outros profissionais de saúde condições. Embora este pesquisador líder já esteja no encalço das ligações do COVID-19 com a perda auditiva, suas observações até agora abrangem um espectro de possibilidades que vai desde o vírus que danifica diretamente o mecanismo auditivo até pura coincidência que desencadeia rumores.

Agora, graças ao financiamento de duas instituições de caridade, o Royal National Institute for the Deaf (RNID, até recentemente conhecido como Action on Hearing Loss) e a viúva condessa Eleanor Peel Trust, a equipe de Munro pode realizar a pesquisa completa necessária para lançar mais luz sobre o link possível.

A base da pesquisa é a premissa de que vírus como sarampo, caxumba e meningite são conhecidos por prejudicar a audição, portanto, é possível que esse coronavírus também resulte em perda auditiva. Em um estudo anterior de 2020 pelos pesquisadores de Manchester, adultos com COVID-19 foram acompanhados oito semanas após a alta hospitalar, mais de um em dez deles relatou uma deterioração em sua audição ou a presença de zumbido.

Embora longe de ser conclusiva, esta pesquisa, que envolveu 121 adultos, foi recolhida por mais de 100 meios de comunicação internacionais, cujas reportagens podem ter levado à crença generalizada de que COVID leva definitivamente à perda auditiva e, possivelmente, à perda auditiva súbita permanente, uma suposição alimentado pela publicação de um ou dois relatos de casos individuais de pacientes com COVID-19 que desenvolveram perda auditiva bilateral severa.

A pesquisa adicional proposta envolverá o uso de uma instalação de teste móvel para avaliar 218 pacientes que receberam alta do hospital, metade com COVID-19.

“O NIHR Manchester Biomedical Research Centre está em uma posição única de ter uma van de pesquisa sob medida com todas as instalações de pesquisa de que precisamos para tal estudo, então será capaz de dirigir até as casas das pessoas que se recuperaram (ou estão em processo de recuperação) do COVID-19 e fazer uma avaliação minuciosa. Nosso objetivo é comparar as pessoas que já haviam sido internadas no hospital (metade das quais tem COVID-19 e a outra metade não) “, explicou Munro.

Referência

https://www.audiology-worldnews.com/research/3928-manchester-researchers-land-funding-to-investigate-covid-links-to-hearing-loss