gettyimages

Alguns medicamentos de uso prolongado podem causar perda auditiva e/ ou zumbido

Medicamentos (ototóxicos) de uso prolongado podem causar deficiência auditiva

Há nos Estados Unidos mais de 200 medicamentos, tanto sob prescrição médica ou não que causam deficiência auditiva, segundo uma associação de perda auditiva americana, American Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

Os medicamentos ototóxicos usados para tratamento de infecções sérias, câncer e doenças cardíacas podem causar perda auditiva. Os medicamentos são usados especialmente por pessoas idosas que – normalmente – tomam mais medicamentos por um período longo de tempo.

Perda auditiva causada por medicamento ocorre quando a medicação prejudica as células sensoriais da cóclea no ouvido interno.

Temporária ou permanente

Alguns medicamentos podem resultar em perda auditiva temporária (mudança temporária de limiar auditivo) e uma vez que a medicação é suspensa, a audição pode retornar. Outros medicamentos podem causar danos permanentes no ouvido interno resultando em perda auditiva permanente (mudança permanente de limiar auditivo).

Os medicamentos que podem causar perda auditiva temporária incluem aspirina quando tomada em grandes doses, anti-inflamatórios não esteróideos, ibruprofeno e naproxeno.

Antibióticos e medicamentos para tratamento de câncer

Os medicamentos ototóxicos que causam danos permanentes incluem certos antibióticos aminoglicosídicos especialmente gentamicina streptomicina, e neomicina e drogas usadas em quimioterapias durante o tratamento de câncer, como ciclosfosmida, cisplatina, bleomicina e carboplatina.

Perda auditiva causada por antibióticos é comum entre pessoas com doenças renais ou com problemas auditivos anteriores, segundo um site americano, WebMD, responsável em transmitir informação sobre saúde.

Mediamentos diuréticos

Os medicamentos diuréticos como furosemida e bumetanida utilizados no tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca podem causar perda auditiva.

Os medicamentos são mais propensos a causar perda auditiva se a pessoa toma mais de um duarante o período de uma hora, segundo relatório da ASHA.

Faça um check-up de sua audição

Se você sabe que está começando a tomar medicamento ototóxico, você deve ser acompanhado por um profissional da área auditiva antes e durante o tratamento.

Visão geral de medicamentos

O Portal Otorrino tem uma lista de medicamentos que podem prejudicar o ouvido e causar perda auditiva. Conheça alguns:

CLASSESUB-CLASSESUBSTÂNCIANOMES COMERCIAISRISCO
AntibióticosAminogligosídeosGentamicinaGentamicin, Gentamisan, Gentamicil, Garamicina, Gentamil, GaramoxAlto
NetilmicinaMuito Baixo
MacrolídeosClaritromicinaKlaricid, Clabiosin, ClarineoMuito Baixo
QuinolonasLomefloxacinoMeflox, MaxaquinAlto
OutrosTeicoplaninaTeiplanMuito Baixo
OutrosVancomicinaNovamin, Amicilon, Klebicil, Celovan, Vancocid, Vancocina, Vacoson, VancotratBaixo
AnalgésicosAnti-inflamatóriosÁcido acetilsalicílicoAAS, Aceticil, Analgesin, Antifebrin, As-med, Aspirina, Bufferin, CAAS, CardioAAS, Cibalena, Engov, Fontol, Melhoral, Migrane, Prevencor, Salicetil, Salicil, Sonrisal, Somalgin, Superhist, VasclinAlto
QuimioterápicosCompostos de PlatinalatinaCisplatinaMuito Alto
Compostos de Platinalatina OxaliplatinaModerado
Alcaloides da VincaVinblastinaBaixo
CardiovascularDiuréticosFurosemidaFurosecord, Furosem, Furosemide, Furosemin, Furosen, Furosetron, Furosix, Lasix, UrasixMuito Alto
VacinasTríplice ViiralMMR, VTV, SCRMuito Baixo
OutrosPegaptanibeMacugenModerado

Além das particularidades de cada substância, o risco de desenvolver deficiência auditiva ou zumbido com o uso de medicamentos também depende de:

  • Dose e duração do tratamento
  • Velocidade da infusão de drogas venosas
  • Alteração da função renal
  • Uso concomitante de outras drogas potencialmente tóxicas
  • Idade
  • Perda auditiva prévia
  • Exposição prévia a radioterapia
  • Predisposição genética

Quais são os sintomas?

  • Zumbido (ou tinnitus) costuma ser o primeiro sintoma
  • Perda auditiva uni ou bilateral
  • Surdez Súbita
  • Tontura
  • Desequilíbrio ao andar

Referências

https://www.hear-it.org/medicines-can-cause-hearing-loss

https://health.usnews.com/health-news/patient-advice/articles/2015/10/27/silent-side-effect-could-your-medication-cause-hearing-loss

https://www.express.co.uk/life-style/health/743792/Ibuprofen-paracetamol-painkillers-hearing-loss-deaf-deafness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *