A audição é um dos cinco sentidos desenvolvidos pelo ser humano e é através dela que desenvolvemos as habilidades de percepção da fala e de comunicação, as quais nos permitem interagir com o mundo à nossa volta.

Quando temos uma redução da capacidade de comunicação, acabamos por apresentar sentimentos de frustração e incapacidade, podendo nos levar a quadros depressivos.

Com o passar dos anos ocorre um desgaste natural da audição, causando a perda auditiva, e com ela desenvolvemos uma série de problemas como: dificuldade de compreensão da fala, dificuldade de localizar de onde vem os sons, diminuição da percepção do ambiente ao nosso redor, problemas de relacionamento, isolamento social, entre outros.

Quanto antes o problema auditivo seja tratado, maiores os benefícios quanto ao relacionamento social e a compreensão da fala durante a comunicação, podendo, inclusive, estabilizar ou diminuir a progressão dessa perda auditiva adquirida.

Assim, torna-se fundamental procurar um profissional assim que percebermos qualquer dificuldade em ouvir e/ou entender para que ele possa nos ajudar a tratar o problema de audição diagnosticado e, consequentemente, diminuir ou eliminar os comprometimentos sociais relatados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *