Perda auditiva é “coisa de velho”?

A partir dos 65 anos ocorre a presbiacusia, que é a diminuição da audição devido ao desgaste do sistema auditivo. Mas não vamos confundir idade avançada com velhice. Ser velho é ter zumbido, se isolar, sentir cansaço e perder oportunidades. “Coisa de velho” é: Não ter medo de ficar o resto da vida preso à surdez Temer dos olhares alheios mas não ter medo do…

Tipos de Surdez

A perda auditiva é muito comum, e pode afetar qualquer um a qualquer momento de sua vida. Se você, um conhecido ou parente, supõe que pode ter perda de audição, ou até mesmo foi diagnosticado recentemente, provavelmente tem um monte de dúvidas cercando suas mentes. Abaixo estão algumas informações básicas para auxiliá-lo a entender melhor os vários tipos e graus de perda auditiva. Perda auditiva…

Dúvidas comuns ao comprar Aparelhos Auditivos

Você já descobriu que tem perda auditiva mas tem dúvidas em relação aos benefícios dos aparelhos auditivos? Seguem as dúvidas mais frequentes dos pacientes na hora comprar os aparelhos auditivos: Tamanho: Posso usar os aparelhos auditivos pequenos? Qual é a melhor marca de aparelhos auditivos? Aparelhos auditivos são caros? Quanto tempo duram os aparelhos auditivos? Preciso usar aparelhos auditivos até o fim da vida? Seu…

Quando devemos trocar os aparelhos auditivos?

Existe um consenso entre as grandes marcas de próteses auditivas que a troca dos aparelhos auditivos deve ocorrer a cada 5 anos. Porém, devemos levar em consideração alguns fatores que poderão alterar esse tempo esperado, considerando as seguintes situações: Seus aparelhos auditivos estão funcionando bem? Seus aparelhos auditivos estão de acordo com a sua perda auditiva atual? Seus aparelhos auditivos estão atendendo suas necessidades?  Você…

Aparelho Auditivo Intra Canal X Retro Auricular

Uma dúvida frequente na seleção dos aparelhos auditivos é sobre qual modelo é melhor, o que vai dentro ou fora da orelha (intra ou retro). Num primeiro momento o paciente se interessa pelo intra canal por uma questão estética, o que nem sempre é observado na prática. Também existem casos onde o fonoaudiólogo não indica o modelo intra-canal. Vamos às diferenças: COMPARAÇÃO INTRA – CANAL…

Como convencer um ente querido a usar aparelhos auditivos

“Eu não preciso de aparelhos auditivos!” Ao afirmar que ouvimos bem, só não entendemos o que é dito, estamos de certa forma menosprezando o problema da audição. Adotamos a estratégia da negação, e a cada vez que repetimos que ouvimos bem e só não compreendemos, é como se disséssemos para nós mesmos que está tudo certo, e assim vamos adiando o tratamento da enfermidade. Homens…

Aparelho auditivo chinês vale a pena?

O que precisamos saber sobre os aparelhos auditivos online Ao buscar no Google por ‘Aparelhos Auditivos’ nos deparamos com vários links patrocinados oferecendo aparelhos a partir de R$ 20,00, disponíveis em sites confiáveis como Americanas e Mercado Livre. Mas se a venda de aparelhos auditivos pela internet é proibida conforme determina a Resolução do 439/2013 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, então porquê sua divulgação indiscriminada…

# Top 10 necessidades dos usuários de aparelhos auditivos

Pesquisas revelam anualmente as maiores necessidades dos usuários de aparelhos auditivos, forçando as indústrias correrem para atender cada uma dessas necessidades individuais. A Interton sai na frente Quem se depara com a necessidade de usar aparelhos auditivos normalmente busca: Qualidade de produto Estética Preço acessível Possibilidade de ajustes Facilidade no uso Pensando em resolver cada uma dessas barreiras, o fabricante dinamarquês GN lançou a marca…

Implante Coclear

A maioria dos pacientes portadores de perda auditiva, incluindo casos de perdas de grau severo, são beneficiados com o uso de aparelhos auditivos. Porém, quando esses pacientes não possuem boa percepção do som e discriminação da fala com o uso das próteses auditivas, o uso do implante coclear pode ser uma alternativa para a reabilitação auditiva. O que é Implante Coclear O implante coclear é…

“Doutor, eu ouço bem, só não entendo..”

Ouvir X Entender Alguém sabiamente disse “ouvimos pelos ouvidos, mas entendemos pelo cérebro”. Ouvir e compreender são processos distintos; enquanto para ouvir necessitamos apenas detectar o som, compreender é algo mais complexo, realizado por outra área do sistema auditivo. COMPARAÇÃO OUVIR ENTENDER Significado Ouvir tem a ver com a habilidade em perceber os sons, através das vibrações recebidas pelos ouvidos Compreender é algo feito conscientemente…