Aparelho Auditivo Intra Canal X Retro Auricular

Uma dúvida frequente na seleção dos aparelhos auditivos é sobre qual modelo é melhor, o que vai dentro ou fora da orelha (intra ou retro). Num primeiro momento o paciente se interessa pelo intra canal por uma questão estética, o que nem sempre é observado na prática. Também existem casos onde o fonoaudiólogo não indica o modelo intra-canal. Vamos às diferenças: COMPARAÇÃO INTRA – CANAL…

Como convencer um ente querido a usar aparelhos auditivos

“Eu não preciso de aparelhos auditivos!” Ao afirmar que ouvimos bem, só não entendemos o que é dito, estamos de certa forma menosprezando o problema da audição. Adotamos a estratégia da negação, e a cada vez que repetimos que ouvimos bem e só não compreendemos, é como se disséssemos para nós mesmos que está tudo certo, e assim vamos adiando o tratamento da enfermidade. Homens…

Aparelho auditivo chinês vale a pena?

O que precisamos saber sobre os aparelhos auditivos online Ao buscar no Google por ‘Aparelhos Auditivos’ nos deparamos com vários links patrocinados oferecendo aparelhos a partir de R$ 20,00, disponíveis em sites confiáveis como Americanas e Mercado Livre. Mas se a venda de aparelhos auditivos pela internet é proibida conforme determina a Resolução do 439/2013 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, então porquê sua divulgação indiscriminada…

# Top 10 necessidades dos usuários de aparelhos auditivos

Pesquisas revelam anualmente as maiores necessidades dos usuários de aparelhos auditivos, forçando as indústrias correrem para atender cada uma dessas necessidades individuais. A Interton sai na frente Quem se depara com a necessidade de usar aparelhos auditivos normalmente busca: Qualidade de produto Estética Preço acessível Possibilidade de ajustes Facilidade no uso Pensando em resolver cada uma dessas barreiras, o fabricante dinamarquês GN lançou a marca…

Implante Coclear

A maioria dos pacientes portadores de perda auditiva, incluindo casos de perdas de grau severo, são beneficiados com o uso de aparelhos auditivos. Porém, quando esses pacientes não possuem boa percepção do som e discriminação da fala com o uso das próteses auditivas, o uso do implante coclear pode ser uma alternativa para a reabilitação auditiva. O que é Implante Coclear O implante coclear é…

“Doutor, eu ouço bem, só não entendo..”

Ouvir X Entender Alguém sabiamente disse “ouvimos pelos ouvidos, mas entendemos pelo cérebro”. Ouvir e compreender são processos distintos; enquanto para ouvir necessitamos apenas detectar o som, compreender é algo mais complexo, realizado por outra área do sistema auditivo. COMPARAÇÃO OUVIR ENTENDER Significado Ouvir tem a ver com a habilidade em perceber os sons, através das vibrações recebidas pelos ouvidos Compreender é algo feito conscientemente…

Só a audiometria é necessária para a escolha do aparelho auditivo?

A escolha do melhor aparelho auditivo depende de um conjunto de fatores, os quais são avaliados pelo fonoaudiólogo, de modo que o paciente tenha mais benefício e satisfação com o uso das próteses auditivas. O primeiro ponto a ser analisado são os exames audiológicos. Através da audiometria é possível saber o grau e o tipo da perda auditiva do paciente, e o quanto ele consegue…

Por que devemos cuidar da audição o quanto antes ?

A audição é um dos cinco sentidos desenvolvidos pelo ser humano e é através dela que desenvolvemos as habilidades de percepção da fala e de comunicação, as quais nos permitem interagir com o mundo à nossa volta. Quando temos uma redução da capacidade de comunicação, acabamos por apresentar sentimentos de frustração e incapacidade, podendo nos levar a quadros depressivos. Com o passar dos anos ocorre…

A quantidade de canais dos aparelhos auditivos é importante?

As próteses auditivas atuais são quase computadores em miniatura que trabalham com algoritmos (fórmulas matemáticas) que se ajustam às características de amplificação sonora necessárias. Os algoritmos bem ajustados pelo profissional habilitado – o fonoaudiólogo – são  fundamentais para melhorar a relação sinal/ ruído e o conforto do usuário, pois melhoram a inteligibilidade de fala e a adaptação das próteses auditivas. Como os canais dividem a…

Durabilidade do Aparelho Auditivo

Uma dúvida muito comum entre os usuários e futuros compradores é sobre a durabilidade dos aparelhos auditivos. Os fabricantes recomendam a troca dos aparelhos auditivos a cada 5 anos, mais em razão da defasagem de tecnologia que propriamente pelo funcionamento dos aparelhos. Os aparelhos podem continuar funcionamento por um tempo maior que o determinado pelo fabricante, quando as manutenções e os atendimentos com o fonoaudiólogo…