Créditos da Imagem: Instituto Ganz Sanchez

Você sabia?
– Que mais de 40 milhões de brasileiros de todas as idades têm zumbido?
– Que zumbido é considerado o terceiro pior sintoma para o ser humano, sendo superado apenas pelas dores e tonturas intensas e intratáveis?
– Que o zumbido pode ter os mais variados sons, como por exemplo: barulho de cigarra, apito, concha, panela de pressão, chiado, cachoeira, sussurro, etc?

Mas o que é o zumbido

Trata-se de uma “ilusão auditiva”, um som percebido nos ouvidos ou na cabeça diante da ausência de uma fonte sonora.

Sintomas, causas e tratamento do zumbido

Perda auditiva está entre uma das causas do zumbido. Saiba mais sobre sintomas, causas e tratamentos clicando aqui.

O som do silêncio – Novembro Laranja – Campanha nacional de alerta ao zumbido

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 pela Dra Tanit Ganz Sanchez para realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11-nov).

O movimento Novembro Laranja gira em torno do zumbido, e também sobre as hipersensibilidades auditivas Hiperacusia (irritação a sons altos) e Misofonia (irritação a sons repetitivos). Os três sintomas (zumbido, Hiperacusia e Misofonia) foram juntados porque alguns dos tratamentos que ajudam no Zumbido são justamente os que podem ajudar portadores de Misofonia ou Hiperacusia.

Novembro laranja tem como objetivo conscientizar a população incluindo os profissionais de saúde auditiva sobre a realidade preocupante do aumento de problemas menos valorizados do ouvido (zumbido, misofonia e hiperacusia) em todas as idades.

Mudar pensamentos restritivos (“não há nada a fazer”, “não tem cura”, “aprenda a conviver”) pode ampliar a atuação profissional e a chance de melhora do paciente.

Referências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *